Causas da Impotencia

4.4/5 - (49 votes)

Causas físicas da impotência

A impotência, também conhecida como disfunção erétil ou dificuldade de ereção é uma condição na qual um homem é incapaz de obter ou manter uma ereção por tempo suficiente para ter uma vida sexual satisfatória. 

A impotência é um problema comum, afetando até metade dos homens brasileiros com idades entre 40 e 70 anos. O risco de desenvolver disfunção erétil aumenta conforme você envelhece.

No passado, os médicos consideravam a impotência um problema principalmente psicológico, causado por ansiedade de desempenho ou estresse, assim como a insatisfação com o tamanho do Pênis incomodar muitos homens.

Agora, os médicos sabem que muitos casos de impotência têm uma causa física, que geralmente pode ser tratada. Frequentemente, uma combinação de fatores físicos e psicológicos contribui para a disfunção erétil.

As causas físicas da impotência podem incluir:

  • problemas com o fluxo de sangue para dentro e para fora do pênis;
  • danos aos nervos que enviam sinais do sistema nervoso central do corpo para o pênis; e, mais raramente,
  • uma deficiência de testosterona ou outros hormônios.

Alguns medicamentos podem contribuir para a impotência, assim como alguns tipos de cirurgia e tratamentos de radioterapia.

Vasos Sanguíneos Obstruídos no Pênis

Uma causa muito comum de impotência é quando o fluxo sanguíneo para o pênis é reduzido. Isso pode ser devido à aterosclerose, também conhecida como endurecimento das artérias. 

Na aterosclerose, as artérias estão obstruídas e estreitadas, resultando em redução do fluxo sanguíneo.

Os fatores de risco para aterosclerose incluem:

  • colesterol alto;
  • pressão alta;
  • obesidade;
  • apneia do sono;
  • diabetes; e
  • fumar.

Se seus problemas de ereção forem causados ​​por aterosclerose, há uma chance de que as artérias em outras partes do seu corpo (por exemplo, as artérias coronárias que suprem o coração) também sejam afetadas pela aterosclerose. 

Na verdade, problemas de ereção podem ser o primeiro sinal de que você está sob risco de doença coronariana.

Como as artérias do pênis são mais estreitas do que as do coração, você pode desenvolver sintomas de disfunção erétil antes de sentir qualquer sintoma de doença cardíaca, como angina. 

Portanto, consultar seu médico sobre problemas de ereção pode ser importante para sua saúde física geral.

A impotência também pode ser causada por um coágulo sanguíneo que impede que sangue suficiente flua para o pênis para causar uma ereção.

Vazamento venoso

Em alguns homens, o sangue pode fluir facilmente para o pênis, mas o problema é que ele vaza novamente, de modo que a ereção não pode ser mantida. 

Isso é chamado de vazamento venoso. Os médicos não têm certeza da causa do vazamento venoso, mas podem realizar uma cirurgia para ajudar a repará-lo.

Medicamentos que contribuem para Impotência

Muitos medicamentos podem causar problemas de ereção como efeito colateral , incluindo:

  • diuréticos (às vezes conhecidos como “comprimidos de água” – frequentemente usados ​​para hipertensão);
  • medicamentos para hipertensão;
  • medicamentos para baixar o colesterol (incluindo estatinas);
  • alguns tipos de antipsicóticos;
  • antidepressivos;
  • tratamentos de câncer;
  • alguns medicamentos usados ​​para tratar azia e úlceras estomacais;
  • anti-histamínicos;
  • alguns medicamentos para a dor; e
  • certos medicamentos para epilepsia.

Se sentir impotência após iniciar um novo medicamento, informe o seu médico, que pode prescrever um medicamento diferente para você. Não pare de tomar um medicamento sem primeiro consultar o seu médico. 

Você também deve informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos de venda livre ou remédios complementares que possa estar tomando.

A tabela a seguir contém uma lista de medicamentos específicos que podem causar ou contribuir para a disfunção erétil. 

Esta lista pode não abranger todos os tipos de medicamentos que podem causar disfunção erétil, portanto, sempre pergunte ao seu médico se tiver dúvidas. 

Além disso, para alguns desses medicamentos, a DE é um efeito colateral muito raro. A maioria dos homens que toma esses medicamentos não apresenta disfunção erétil.

* Os nomes entre colchetes são apenas alguns exemplos dos nomes comerciais sob os quais cada medicamento específico é comercializado na Austrália. O medicamento também pode ser conhecido por outros nomes comerciais.

Diabetes e a Disfunção Erétil

Homens com diabetes têm maior risco de desenvolver impotência do que outros homens. O diabetes contribui para a impotência porque pode danificar os vasos sanguíneos e causar um tipo de lesão nervosa conhecida como neuropatia periférica.

Hormônios e impotência

Os baixos níveis do hormônio masculino, a testosterona , são mais comumente associados a uma diminuição do impulso sexual, em vez da impotência em si. Apenas uma pequena porcentagem dos casos de impotência é causada por deficiência hormonal.

Os baixos níveis de testosterona podem ser o resultado de uma condição chamada hipogonadismo, em que os testículos não produzem testosterona suficiente. 

Mais raramente, o nível baixo de testosterona pode ser causado pela hipófise (uma pequena glândula na base do cérebro) que não secreta hormônios suficientes para estimular os testículos a produzir testosterona. 

Às vezes, a hipófise também é afetada por pequenos tumores benignos (não cancerosos) que secretam prolactina , outro hormônio que pode causar impotência e disfunção erétil.

Os níveis levemente diminuídos de testosterona geralmente não se devem a problemas testiculares ou hipofisários específicos, mas sim ao estresse ou à depressão. Nessa situação, a reposição de testosterona raramente traz algum benefício.

Outros problemas hormonais, incluindo doenças da tireóide , também podem causar impotência.

Câncer de próstata e disfunção erétil

Os estágios avançados do câncer de próstata podem afetar os nervos e as artérias que são vitais para uma ereção, contribuindo assim para disfunção erétil.

O tratamento com radiação para o câncer de próstata pode prejudicar os tecidos eréteis do pênis, e a cirurgia do câncer de próstata pode causar danos aos nervos ou artérias do pênis.

O tratamento para o câncer de próstata avançado geralmente inclui medicamentos que neutralizam a testosterona e comumente causam disfunção erétil e perda de interesse sexual.

A doença de Peyronie é uma condição incomum que afeta a vida sexual do homem porque seu pênis se curva de maneira anormal e causa dor quando ele tem uma ereção. Ele também pode ser incapaz de ter uma ereção dura. A curvatura do pênis é causada por uma cicatriz, chamada placa, que se forma no pênis.

Outras causas físicas de impotência

Vários outros fatores e condições podem contribuir para a disfunção erétil, incluindo os seguintes.

  • Depressão . Muitos homens descobrem que quando estão sofrendo de depressão, perdem o interesse pelo sexo e não conseguem ter ou manter uma ereção. Pedir ao seu médico tratamentos para a depressão também pode ajudar a aliviar seus problemas de ereção.
  • Fumar contribui para doenças vasculares (doença dos vasos sanguíneos), portanto, pode contribuir para a disfunção erétil, afetando o fluxo sanguíneo para o pênis. Parar de fumar geralmente tem um efeito benéfico na função erétil.
  • Uso excessivo de álcool . O alcoolismo pode causar danos permanentes aos nervos, resultando em impotência. Esse dano ao nervo é chamado de neuropatia periférica. O uso de álcool a longo prazo pode prejudicar a capacidade de funcionamento do fígado, resultando em um desequilíbrio hormonal no qual o homem tem muito do hormônio sexual feminino, o estrogênio. No dia-a-dia, o álcool entorpece o sistema nervoso central, afetando adversamente a resposta sexual.
  • Uso de drogas ilícitas . Drogas ilícitas como maconha, cocaína, heroína, barbitúricos e anfetaminas atuam no sistema nervoso central, prejudicando a capacidade do corpo de responder sexualmente.
  • Certos exercícios . Danos nos nervos e nas artérias podem ser causados ​​por ciclismo prolongado, passeios de rodeio ou uso de uma máquina de remo, resultando na incapacidade de obter uma ereção. Freqüentemente, minimizar o uso de assentos rígidos de bicicleta e de máquinas de exercícios, bem como o posicionamento correto do assento, ajudará a restaurar a função sexual.
  • Cirurgia em órgãos próximos às vias nervosas do pênis, como bexiga, reto e próstata, pode causar danos aos nervos ou artérias do pênis, resultando na incapacidade de ter uma ereção.
  • Lesões . A impotência pode ser causada por lesão da medula espinhal; lesão em seus órgãos sexuais; ou uma fratura pélvica, que pode causar danos aos nervos do pênis ou danificar os vasos sanguíneos, resultando na redução do fluxo sanguíneo para o pênis.
  • Condições que afetam o sistema nervoso . A esclerose múltipla (EM) e outras doenças degenerativas do sistema nervoso, como a doença de Parkinson, podem danificar os nervos envolvidos nas ereções.

Causas psicológicas da impotência

A maioria dos casos de impotência e disfunção erétil tem causas físicas, mas, em alguns homens, os fatores psicológicos são os principais contribuintes para a impotência.

A impotência desencadeada por fatores psicológicos é mais comum em homens sem experiência sexual. A disfunção erétil psicológica pode ocorrer apenas quando você está com apenas uma pessoa em particular. 

Também é mais provável que você tenha ereções matinais e seja capaz de ter uma ereção ao se masturbar do que os homens cuja impotência tem uma causa física.

Aqui estão alguns fatores psicológicos que podem afetar suas ereções.

Estresse e ansiedade

Quando você está estressado e se concentra em outras questões além do sexo, pode descobrir que não quer fazer sexo com tanta frequência e pode haver uma queda em sua capacidade de desempenho ao tentar. 

Você pode descobrir que lidar com a fonte de seu estresse também pode ter benefícios no quarto.

Medo de falhar

A ansiedade em relação às suas proezas sexuais (comumente chamada de ansiedade de desempenho ) pode, por si só, contribuir para o fracasso. Ao colocar pressão sobre si mesmo, você fica ansioso demais para obter uma ereção adequada.

A maioria dos homens apresenta episódios isolados de Disfunção erétil. Mesmo quando a causa física transitória já passou, a ansiedade de que possa ocorrer é suficiente para prevenir a ereção. 

A ansiedade, seja sobre algo especificamente sexual ou parte de uma síndrome de ansiedade mais ampla, nunca é útil para uma boa função sexual.

Problemas com seu relacionamento e impotência

A impotência pode ser uma manifestação de um relacionamento ruim ou um momento problemático em um relacionamento. 

Tédio sexual, tensão ou raiva entre os parceiros e falta de intimidade e comunicação são todos os possíveis gatilhos da disfunção erétil. Nestes casos, consultar um conselheiro pode ajudar.

Vale lembrar que a impotência é uma condição médica complexa, que pode ter mais de uma causa. Por exemplo, se a impotência é o resultado de um efeito colateral de um medicamento ou de uma doença subjacente.

A ansiedade causada pela falta de desempenho pode perpetuar a disfunção erétil, mesmo após a causa física ter sido tratada.

Quase qualquer distúrbio crônico (contínuo) de saúde física ou mental, incluindo aqueles sem efeito direto sobre os nervos penianos ou o suprimento de sangue, pode ter um efeito poderoso na sexualidade, na autoimagem sexual e na função erétil.

Se você está preocupado com sua resposta sexual ou com a qualidade de suas ereções, não tenha medo de falar com seu médico, que tem acesso a tratamentos que podem ajudar.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.